quinta-feira, 21 de junho de 2012

PARA A NOSSA TRISTEZA...


Música evangélica se torna alvo de zombaria após vídeo do youtube
A conhecida música "galhos secos" da banda de rock evangélico dos anos 70 torna-se motivo de risos e piadas em todo o Brasil

Rev. Jairo Costa

Recentemente foi hospedado no sítio de vídeos da rede mundial de computadores, chamado "Youtube" o vídeo de uma família que propôs cantar a bela canção identificada com a expressão "nos galhos secos". O que poderia ter sido uma ótima oportunidade de testemunho cristão assumiu o formato de uma sátira, uma comédia, uma piada, uma aberração.

Tirando os olhos da mídia e olhando a Bíblia aprende-se que a alegria é característica essencial do Reino de Deus. Paulo defende a tese de que o "Reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça e paz, e alegria no Espírito Santo" (Rm 14.17).

"Nos galhos secos de uma árvore qualquer, onde ninguém jamais pudesse imaginar, o criador fez uma flor a brotar. Olhai, olhai, olhai, os lírios cresceram nos campos. E o SENHOR nosso Deus nos tem alimentado para a nossa alegria". Essa canção já era conhecida do povo de Deus em 1983 quando cantava com a alma e não com essa imagem de deboche.

O cântico lembra Isaías 11.1 o "rebento / renovo" que nasce do tronco de Jessé (pai do Rei Davi) é expressão messiância, aponta Jesus. De onde não se espera surge a esperança de salvação. O tronco morto aos olhos humanos está bem vivo, pois tem sua vida oculta em Deus.  No livro pós-exílico de Neemias 8.10, vemos a proposta da "nossa alegria" sustentada pela alegria de Deus, "porque a alegria do SENHOR é a vossa força".

É óbvio que a "alegria" proposta não é meramente a de uma "boca escancarada, cheia de dentes" e de "olhos esbugalhados" como no vídeo; em segundo lugar não é a alegria centrada na filosofia hedonista da escola de Epicuro de Samos (Atos 17.18) do prazer versus sofrimento, em que "o prazer é o bem maior"; em terceiro lugar não se deve buscar a alegria "debaixo do sol" (Eclesiastes 2.1-11) como se as coisas materiais fossem sua fonte primária.

A alegria bíblica se expressa também no riso, no prazer, nos bens materiais, mas sempre como produto da ação salvadora de Deus. O formato de Paulo é: Justiça > Paz > Alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários incompatíveis com a Ética cristã e/ou sem relação alguma com esta postagem serão excluídos.