segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A BÍBLIA E O ARMINIANISMO - PARTE 2



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Patrik começa a utilizar outros textos que, aparentemente, contradizem a “predestinação” calvinista. Antes de interpretar os textos usados por ele devo fazer uma observação. Quando ele diz que “A Bíblia também afirma...” ele parece mostrar que os calvinistas negligenciaram estes versículos. Em outras palavras, é como se ele estivesse dizendo: “Os calvinistas falam isto com a Bíblia, mas nós também falamos isto com Ela...” e assim ele revela que também é simpatizante do RELATIVISMO TEOLÓGICO (Cada um tem sua própria interpretação da Bíblia e nenhuma contradiz a outra, ou seja, TODAS estão certas! É só uma questão de ponto de vista...) Mas, se é só uma questão de ponto de vista, COMO SABEREMOS A VERDADE? QUAL POSIÇÃO É VERDADEIRA? E a desculpa geralmente dada é: “As coisas encobertas pertencem à Deus...” (Dt: 29.29). Entretanto, isto não foi encoberto, está na Bíblia, e se está revelado lá, pode ser desvendado!


Usaremos o princípio da ANALOGIA DA FÉ (As Escrituras interpretam as próprias Escrituras). Infelizmente, este é o princípio tão negligenciado pelas seitas, que o Patrik e eu tanto odiamos, já que suas doutrinas não advêm da Verdade, que é (Toda) a Palavra de Deus (Jo: 17.17). Mas, analisemos os textos utilizados pelo irmão “Arminiano” para analisar se esta posição também é bíblica:

1) “...é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1ª Timóteo 2:4)

Vejamos: Se Deus estivesse realmente ensinando que ele QUER que todos os homens sejam salvos, mas SABE que nem todos serão salvos, o DESEJO de DEUS seria frustrado? Com todo respeito amado irmão, isso FERE diretamente a doutrina da Onipotência de Deus (Ele tem poder para realizar o que desejar) já que ele QUER salvar, mas não PODE fazer isso porque a VONTADE humana é mais forte que o DESEJO de Deus. Para entendermos o texto, faz-se necessário a observação do contexto imediato:

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por >>TODOS OS HOMENS<<,  pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.  Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que >>TODOS OS HOMENS<< sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate >> POR TODOS<<, para servir de testemunho a seu tempo” (1ª Timóteo 2:1-6)

            Amado irmão, o próprio contexto nos fornece explicação de que “todos” Paulo estava se referindo. Quando o apóstolo ordena a Timóteo que ore por “todos” os homens, ele explica logo depois que todos são estes: “pelos reis, e por todos os que exercem autoridade”. Ao que parece, alguns irmãos na igreja da qual Timóteo pastoreava pareciam odiar as autoridades vigentes, por serem autoridades iníquas. Mas Paulo deixa claro que, até por estes, nós devemos orar. A idéia não é a TOTALIDADE de homens, mas sim a QUALIDADE dos homens a quem DEUS quer salvar: Reis, príncipes, escravos, etc. Então, o desejo de Deus não é frustrado, já que, de fato, homens de todos os tipos são salvos pela sua graça soberana. Este argumento ainda é mais fortalecido quando a mesma palavra grega para TODOS (vs: 6) é repetida em 1ª Tm: 6.10, quando Paulo fala de TODOS OS TIPOS  de males.

2) “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16)

Como mostrado no próprio texto, apenas os que creêm serão salvos. Mas, quem vai crer? No versículo posterior é revelado:

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que >>O MUNDO FOSSE SALVO POR ELE<<” (vs: 17).

Observe que o “mundo” do vs: 16, são os que iriam crer, os salvos do versículo 17. Ora irmão Patrik, utilizemos a lógica: Se MUNDO aqui fosse considerado como totalidade de pessoas, JESUS veio para que TODOS OS HOMENS fossem salvos por ele? Isso é uma heresia conhecida como UNIVERSALISMO SOTERIOLÓGICO (Todos os homens serão salvos independente do que fizerem). Sabemos que isso é mentira, já que, na última Ceia, Jesus deixou bem claro que ia se entregar para salvar a “muitos” e não a “todos” (Mt: 26.28) . Entretanto, se considerarmos o MUNDO mencionado acima pelo apóstolo como a QUALIDADE dos homens que serão salvos, ou seja, pessoas de todos os tipos, faixas etárias e culturas étnicas, estaremos em harmonia com toda a Escritura, inclusive com o pensamento do apóstolo João:

“Ora, isso não disse ele por si mesmo; mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus havia de morrer pela nação, e não somente pela nação, mas também para congregar num só corpo os filhos de Deus que estão dispersos” (João 11:51-52)

Veja ainda o que Caifás havia dito no versículo anterior: “... vos convém que morra um só homem pelo povo, e que não pereça a nação toda”.

Ou seja, Jesus se entregou não por TODA a nação judaica, mas por TODOS os filhos de Deus, espalhados por TODAS as nações (inclusive a judaica) de TODAS as épocas. São estes os amados de Deus para serem salvos (Rm: 1.7).

3) “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1ª Jo: 2.2)

Foi o mesmo apóstolo que escreveu esta carta. Então, novamente analisemos sob a mesma ótica: Se João aqui estivesse se referindo a TOTALIDADE de pessoas, por que então não considerar que TODAS as pessoas vão para o céu? No Velho Testamento, a propiciação era oferecida para o ofertante que cria na promessa de redenção providenciada por Deus (cf. Ex: 12.12-13). Se a propiciação de Cristo se direciona a todas as pessoas, então o preço pelo pecado de TODOS está pago! Ou, uma segunda interpretação segundo sua ótica, Jesus teria pago o preço dos pecados de todas as pessoas ainda que, nem todas, se beneficiassem disso? Meu irmão, a Palavra de Deus é clara:

“... [a virgem] dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará >>O SEU POVO DOS SEUS PECADOS<<” (Mt: 1.21).

Não TODOS, mas apenas SEU POVO, espalhado por todos os lugares! (João 10: 16 / Mt: 12.41-42).

Agora, observem o porquê da rejeição de Patrik à doutrina bíblica da PREDESTINAÇÃO SOTERIOLÓGICA:
“Porque não posso e nem consigo ter fé que crianças que ainda não tem noção do certo e errado (do pecado) se perderão por essa não ser predestinada segundo a vontade de Deus”
Primeiro, gostaria de comentar a expressão: “não posso e nem consigo ter fé...” (mencionei isso no blog do Patrik).
Amado irmão, muito cuidado. Quando você faz esta afirmação, está declarando que o conhecimento do Deus Eterno deve se submeter ao conhecimento intelectual pífio e limitado do ser humano. Isso acaba levando à incredulidade do que o próprio Deus ensina em suas escrituras. Um exemplo pernicioso são os testemunhas de Jeová: Eles também não conseguem acreditar em um Deus triúno porque foge a razão da seita, embora TODA a Escritura ensine diferente. Devemos "conseguir" acreditar no que TODA a ESCRITURA ensina e nos submeter ao que foi inspirado por Deus, seja isso FORTE para a nossa intelectualidade ou não.
Segundo, quero salientar a expressão “... crianças que ainda não tem noção do certo e errado (do pecado) se perderão por essa não ser predestinada segundo a vontade de Deus”.
Ao que parece o maior problema do Patrik está em aceitar a Soberania de Deus. Isso porque talvez ele tenha tido contato com algum “ultra-calvinista” extremista ou alguma frustração (como o filho de algum parente próximo que morreu e o indagou sobre a salvação do mesmo). Penso que, ao interpretarmos as Escrituras, devemos tomar cuidado com nossas pressupostos teológicos, pois acabamos manuseando a Bíblia a nosso modo.
Quanto a questão da salvação dos infentes, isso em nada interfere na Soberania de Deus, que não enviou seu filho para salvar apenas crianças (conhecedoras do pecado original, já que nascemos todos em pecado – Salmo 51:5) do inferno, mas pessoas de todas as idades. Em seu blog, Patrik menciona o texto de Lucas 18:16 para defender que todas as crianças serão salvas. A base de seu argumento consiste em que o “Reino de Deus é das crianças por causa da sua inocência”. Analisemos então, o texto mencionado pelo irmão (observe as partes destacadas):

"Jesus, porém, >>CHAMANDO-AS PARA SI<<, disse: Deixai >>VIR A MIM<< as crianças, e não as impeçais, porque >>DAS TAIS<< [que vão até JESUS] é o reino de Deus" (Lc: 18.16)

                Jesus chamou as crianças até ELE! Ele não disse que TODAS serão salvas, mas apenas as crianças que vão até ELE! O texto é claro! Talvez Patrik diga que isso é impossível a uma criança: Ser regenerada por Cristo no ventre materno. Mas a própria Escritura cita um exemplo de que isso é possível para Deus:

"Naqueles dias levantou-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, entrou em casa de Zacarias e saudou a Isabel. Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois logo que me soou aos ouvidos a voz da tua saudação, >>A CRIANCINHA SALTOU DE ALEGRIA<< dentro de mim." (Lc: 1.39-44)

                 Se, de fato, TODAS as crianças fossem salvas, então a salvação pela Graça (Ef: 2.8-9) já não seria “pela Graça” e sim “pela idade”. Sendo assim, é melhor fazermos como o Faraó: MATEMOS TODAS AS CRIANÇAS NA INFÂNCIA PARA QUE NÃO PERCAM A SALVAÇÃO!!! Depois, pedimos perdão à Deus... Simples, dá para salvar o mundo inteiro! Na próxima postagem, vou mostrar outros textos utilizados pelo irmão Patrik agora não defendendo a salvação “para todos” mas ensinado que, se Deus é amor, como pode decretar que pessoas vão para o inferno sem ao menos permitir que elas decidam por si?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. "e assim ele revela que também é simpatizante do RELATIVISMO TEOLÓGICO (Cada um tem sua própria interpretação da Bíblia e nenhuma contradiz a outra, ou seja, TODAS estão certas! É só uma questão de ponto de vista...) Mas, se é só uma questão de ponto de vista, COMO SABEREMOS A VERDADE? QUAL POSIÇÃO É VERDADEIRA? E a desculpa geralmente dada é: “As coisas encobertas pertencem à Deus...” (Dt: 29.29). Entretanto, isto não foi encoberto, está na Bíblia, e se está revelado lá, pode ser desvendado!"

    Então vamos lá amado, confesso que tentei de varias maneiras evitar um debate com o irmão, ainda que seja um debate amigável.

    Bem, nessa sua afirmação você diz que sou simpatizante do relativismo teológico.

    Complicado!
    Você deve saber que assim como você tenho nas veias um sangue de apologista, e ser simpatizante desse pensamento, seria colocar em risco toda doutrina cristã, e isso está além da controversa histórica da sotiriologia entre o arminianismo e o calvinismo.
    Por conta disso meu amado, o senhor errou feio.

    1) 1Tm.2.4
    Mas acima o senhor tentou demonstrar que a interpretação desse testo não poderia ser a vontade de Deus de salvar todos os homens, mas somente para alguns lideres políticos, e associando-o a 1Tm.2.1-2, para afirmar tal interpretação.
    Vamos usar a regra de interpretação dita por você, a bíblia pela bíblia.

    "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
    Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
    1 Timóteo 2:1-2"

    Preste atenção que Paulo faz distinção de homens, reis, e autoridades.
    Como você pode a dizer que os homens são os reis e depois dizer que são as autoridades?
    Acredito que Paulo ao escrever isso, tinha em mente que Deus não faz acepção de pessoas para salvação (Rm2.11; At.10.34).

    "o desejo de Deus não é frustrado, já que, de fato, homens de todos os tipos são salvos pela sua graça soberana."

    Errado!
    Na verdade, não podemos dizer que essa vontade é frustrada porque Deus não conseguiu alcançar o objetivo de salvar todos. Acredito que Deus sabia conhecendo de antemão quem iria responder a salvação(Rm.8.29). E por isso a vontade d'Ele não é frustrada, pois conhece todas as coisas.

    O engraçado é que essa palavra "frustação" não é relacionado ao texto em analize.


    continua

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  3. 2)Jo.3.16

    "Observe que o “mundo” do vs: 16, são os que iriam crer, os salvos do versículo 17. Ora irmão Patrik, utilizemos a lógica: Se MUNDO aqui fosse considerado como totalidade de pessoas, JESUS veio para que TODOS OS HOMENS fossem salvos por ele? Isso é uma heresia conhecida como UNIVERSALISMO SOTERIOLÓGICO (Todos os homens serão salvos independente do que fizerem). Sabemos que isso é mentira, já que, na última Ceia, Jesus deixou bem claro que ia se entregar para salvar a “muitos” e não a “todos” (Mt: 26.28)."

    O que você disse está quase certo, porém você confunde arminianismo com universalismo para descreditar o primeiro.
    Você deveria ser mais coerente em suas argumentações para não fazer falsos julgamentos.

    A diferença do arminianismo para o universalismo é que um crer que Deus pode salvar a todos, quando esses creem, já o universalismo acredita que no final todos serão salvos, e se eu não me engano até o Diabo.
    Deus enviou Jesus para salvar o mundo, mas os homens preferem as trevas do que essa luz que esclarece o seus sentimentos obscurecido pelo pecado. E por conta disso nem todos são salvos.
    A grande controvérsia aqui como disse Sprol em seu livro "Sola Gratia - A controvérsia sobre o livre-arbítrio na história" é o Livre Arbítrio.
    Calvinismo não aceita que Jesus tenha morrido por todos e que nem todos são salvos devido a sua vontade (não a vontade de Deus).

    3)Agora, observem o porquê da rejeição de Patrik à doutrina bíblica da PREDESTINAÇÃO SOTERIOLÓGICA:
    “Porque não posso e nem consigo ter fé que crianças que ainda não tem noção do certo e errado (do pecado) se perderão por essa não ser predestinada segundo a vontade de Deus”

    Não vou citar todos os textos e refuta-los.
    Sobre á questão de salvação ou perdição de crianças até antes de nascer é controverso no meio dos calvinistas.

    Existem calvinistas que acreditam que todas as crianças que OCASIONALMENTE morre antes de obterem responsabilidade, essas foram predestinadas a salvação e existem calvinista como você...

    Não matarás. Êxodo 20:13

    Será que essa controvérsia entre vocês é um relativismo teológico?

    Jean Patrik

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