sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A BÍBLIA OU O ARMINIANISMO?


      X
                 
“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.” (2ª Pedro 3.15-16)

O Apóstolo Pedro, divinamente inspirado e conduzido pelo Espírito Santo, nos mostra que devemos respeitar e considerar TODA e Escritura com cautela e reverência. Entretanto, o mesmo apóstolo também admite que existem certos pontos difíceis de entender na Escritura Sagrada, que alguns homens deturpam para a sua própria ruína espiritual. Creio que seja este o caso das seitas.

Entretanto, algumas heresias não são formuladas apenas pelos adeptos de religiões perniciosas, mas, às vezes, até por cristãos sinceros que buscam a verdade do conhecimento de Deus. Creio que seja este o caso do irmão Patrick, do blogdojeanpatrik.blospot.com, que considerou o Calvinismo (Um sistema de doutrinas que focaliza a SOBERANIA TOTAL DE DEUS SOBRE O UNIVERSO E SUAS CRIATURAS), como uma deturpação daquilo que as Escrituras ensinam sobre soteriologia.

Tais heresias, apesar de serem perniciosas para o conhecimento salutar de Deus e de suas doutrinas, a princípio podem não influenciar diretamente na ética ou ortodoxia cristã eclesiástica. Entretanto, penso, assim como o apóstolo Pedro, que este é o primeiro passo para caminharmos rumo à perdição espiritual e, consequentemente, ao relativismo teológico (As Escrituras não interpretam mais as Escrituras, mais cada um interpreta do modo que lhe agradar!).

Visando ajudar o irmão Patrick, bem como todos os que questionam a doutrina bíblica da SOBERANIA TOTAL DE DEUS, pretendo refutar, através destas postagens, todos os questionamentos levantados pelo referido irmão em seu blog. Não pretendo discutir Calvinismo ou arminianismo, mas, puramente, as Escrituras Sagradas. Espero que edifique à todos... e que o Espírito Santo nos conduza sempre à sua verdade, revelada nas Escrituras!

Vou considerar, simultaneamente, algumas colocações de Patrick e todos os textos bíblicos utilizados por ele. Alguns comentários foram inseridos no meio das citações para uma melhor compreensão das refutações. Patrick relata sua insatisfação quanto à interpretação calvinista da soteriologia cristã. Ele declara, no segundo parágrafo de sua postagem, o seguinte:

“Os calvinistas afirmam categoricamente que parte da humanidade segundo a vontade de Deus foi predestinada à salvação sendo que a outra parte, a perdição eterna. Para tanto, eles evocam versículos bíblicos como esses [...]”

Patrik faz uma confrontação direta a todos os “calvinistas”. Então, ele revela seu problema com o calvinismo: aceitar a doutrina bíblica da predestinação soteriológica (Deus, pela sua infinita graça, Decide salvar alguns pecadores indignos sem merecimento algum desta salvação e os outros pecadores indignos ele deixa à mercê de sua própria condenação). Então, a partir daí, ele transcreve alguns textos bíblicos que ensinam claramente a predestinação. Na próxima postagem, vou transcrever os textos que ele utilizou para “lançar por terra” a doutrina supracitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários incompatíveis com a Ética cristã e/ou sem relação alguma com esta postagem serão excluídos.