segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A BÍBLIA OU A TRADIÇÃO?

OU

A maioria das pessoas sabe que a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA (ICAR) considera a BÍBLIA SAGRADA como “Um tipo” de Palavra de Deus. Isso porque as ESCRITURAS SAGRADAS, para a igreja Católica, não são compostas apenas dos escritos dos profetas e apóstolos, mas também dos “pais da igreja” (pessoas que conviveram com os apóstolos e seus sucessores). Isso significa que, para a ICAR, a BÍBLIA não é suficiente para saber o que DEUS quer de nossas vidas; ou seja, você também precisa estudar o CATECISMO CATÓLICO para entender o que Deus quer de você. Mas, será que dá para nós conciliarmos as duas coisas? Vamos analisar algumas afirmações da BÍBLIA CATÓLICA* e do CATECISMO CATÓLICO** para percebermos algumas diferenças fundamentais. Detalhe que, o NOME de Deus no Antigo Testamento em Hebraico era YHWH. Depois, com o passar dos anos, convencionou-se chamar JAVÉ.

Santidade: Deus é o único ser totalmente Santo e a fonte da Santidade!!!
Santidade: Maria também é totalmente Santa e fonte de Santidade!!!
BÍBLIA
SAGRADA

“Não há Santo como Javé, nada há além de ti; não há rochedo como o nosso Deus”
(1ª Samuel 2:2)

Ver também: Isaías 13:3 e Apocalipse 15:4
CATECISMO CATÓLICO

“[...] reconhecemo-nos como pobres pecadores e nos dirigimos à ‘Mãe de Misericórdia’ à toda Santa.”
(§ 2677)

Ver também: §2030
O Sacrifício de Jesus: Completo e Terminado!
O Sacrifício de Jesus: Continua ainda hoje!
BÍBLIA
SAGRADA

“Cristo, [...] ofereceu um único sacrifício pelos pecados, depois sentou-se para sempre à direita de Deus.”
(Hebreus:10.12)

Ver também: João 19:30, Hebreus 10:18 / 7:27 / 9:28
CATECISMO CATÓLICO

“Neste divino sacrifício que se realiza na Missa, este mesmo Cristo, [...] da cruz, está contido e imolado de maneira incruenta.”(§1367)

Ver também: §1368
Perdão dos pecados: a Fé em Cristo é suficiente!
Perdão dos Pecados: também precisa ter fé nos padres da Igreja!
BÍBLIA
SAGRADA

“Assim, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de Jesus Cristo nosso Senhor.”
(Romanos 5:1)

Ver também: Romanos 4:5 e Atos 16:31
CATECISMO CATÓLICO

“Os presbíteros [os padres] receberam um poder que Deus [...] sanciona lá no alto tudo o que os sacerdotes [da igreja católica] fazem aqui embaixo.” (§ 983)

Ver também: §1116
Salvação do Inferno: É concedida de graça por Deus às pessoas, por meio da fé no sacrifício de Jesus!!!
Salvação do Inferno: É concedida apenas pelo batismo da igreja católica!!!
BÍBLIA
SAGRADA

“Porque é de fato pela graça que estais salvos, por meio da fé; não por mérito vosso, mas por Dom de Deus. E não por obras, para que ninguém se glorie.”
(Efésios 2:8-9)
Ver também: Efésios 1:7 Romanos 1:16/11:6
CATECISMO CATÓLICO

“A igreja [católica] não conhece outro meio senão o batismo para garantir a entrada na bem aventurança eterna.” (§ 1257)

Ver também: §2021 e §1263

Mediador entre Deus e os homens: Só um, que é Jesus, o Filho de Deus!
Mediador entre Deus e os homens:
Além de Jesus, Maria também é!
BÍBLIA
SAGRADA
“Pois existe um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus.”
(1ª Timóteo 2:5)
Ver: João 14:6
CATECISMO CATÓLICO
“[...] A bem-aventurada virgem Maria é invocada na igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora, protetora,  medianeira” (§ 969)
Culto: Deve ser prestado só a Deus
(Pai, Filho e E.S.) sem nenhuma imagem visual!
Culto: Além de Deus, deve ser prestado a outros através das imagens visuais!
BÍBLIA
SAGRADA
“Então Jesus ordenou a Satanás: Retira-te, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto.”
(Mateus 4:10)

Ver também:
Deuteronômio 4:15-19 / 5:7-10,
João 4:24 e Romanos 1.22-25
CATECISMO CATÓLICO
“[...] concílio ecumênico, [...] justificou [...] o culto dos ícones: os de Cristo, [...] todos os santos [...]. De fato, a ‘honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo original’ e ‘quem venera uma imagem venera a pessoa que nela está pintada’ [...]” (§ 2131,2132)

Espiritismo: Totalmente reprovado por Deus!
Espiritismo: Praticado e incentivado pela Igreja Católica!
BÍBLIA
SAGRADA
“Não se achará entre ti [...] quem invoque os mortos!”
(Deuteronômio 18:10-11)

Ver também:
Levítico 20: 6-7
CATECISMO CATÓLICO
“[...] podemos e devemos pedir-lhes [aos mortos] que intercedam por nós e pelo mundo inteiro.” (§ 2683)

Ver também:
§ 958


Você percebe que as diferenças entre um e outro são muito grandes! Então, não dá para seguirmos a BÍBLIA SAGRADA e o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Devemos decidir por aquilo que o próprio JESUS havia afirmado: “... A TUA PALAVRA É A VERDADE” (João: 17.17). Talvez você pense que isso é uma mera questão de opinião... mas, na verdade, a própria Bíblia afirma que SÓ ELA é a ÚNICA REGRA a ser seguida. Vamos fazer uma última comparação:

VERDADE: A Palavra de Deus, nas Escrituras do Velho e do Novo testamentos, é a única verdade a ser obedecida!
VERDADE: Não apenas no Velho e no Novo Testamentos, mas a Palavra de Deus também está na Tradição da ICAR! 
BÍBLIA
SAGRADA
“Anulais assim a Palavra de Deus [nas Escrituras] por causa das tradições, que passais de uns para outros.”
(Marcos 7:13)
Ver também:
2ª Timóteo 3:16
CATECISMO CATÓLICO
“[...] A igreja [...] não deriva a sua certeza a respeito de tudo o que foi revelado somente da Sagrada Escritura. Ambas [a Tradição também] devem ser aceitas."
(§ 81,82)
*Bíblia Mensagem de Deus    (Loyola, SP, 1994)
**Catecismo igreja Católica (Loyola, SP, 2000)

Este estudo foi preparado com base no material de Richard Benett, que serviu por 22 anos como padre da Igreja Católica até tomar a decisão de seguir apenas a Bíblia como Palavra de Deus, em vez de seguir a Tradição dos homens. Que o Espírito Santo nos conduza sempre à Sua Verdade, através das Escrituras!

13 comentários:

  1. Em resposta ao seu e-mail, segue abaixo as refutações de seu falso testemunho contra a Igreja:

    As Escrituras Sagradas têm Deus por autor, e como tais foram confiados à própria Igreja. Todavia, para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria. Dei Verbum.

    As Escrituras Sagradas não caíram do céu, e nem se juntaram milagrosamente, elas foram reunidas e selecionadas pela Igreja, foi a Igreja quem atestou que Escritura era canônica ou não, não foram os judeus e nem os anjos, foi a Igreja.

    Os Pais da Igreja ajudam a proporcionar a interpretação correta da Sagrada Escritura, registraram a Sagrada Tradição e distinguiram entre as autênticas doutrinas das heresias. Eles não escreveram a Bíblia.

    "O que DEUS quer de nossas vidas" está no Evangelho e é proclamado pela Igreja.

    Maria é Santa pois através do sacrificio de Cristo na Cruz, antes do mundo existir, Deus a preservou do pecado original, e após seu nascimento Maria escolheu viver em santidade, e disse sim quando foi escolhida para ser a mãe de nosso Redentor. A santidade de Maria é oriunda da graça de Deus, e não de si mesma, por isso ela é cheia de graça.

    Ao celebrar o partir do pão e do vinho na missa RENOVAMOS de modo incruento — sem sangue — o Sacrifício de Cristo na Cruz, oferecemos a Deus mesmo "por Cristo, com Cristo e em Cristo", todos os homens e toda a criação: o mundo inteiro. RENOVAMOS não é um novo sacrifício, é aquele mesmo sacrifício original.

    Perdoar pecados:

    Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.

    E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

    Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
    João 20:21-23

    Batismo:

    E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

    Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
    Marcos 16:15-16

    Tudo isso provém somente de Deus, por amor de Cristo, POR GRAÇA, pela fé no "evangelho de Deus com respeito a seu Filho". Declaração Católica Luterana

    Mediador:
    Em Cristo, por Cristo e através de Cristo é que somos salvos, todos nós, Maria a mãe do Salvador, todos os santos canonizados ou não, só existe um mediador entre Deus e os homens, mediação entre a salvação ou não, a Mãe do Salvador é mediadora pois por seu intermedio é que Cristo veio ao mundo, e por que ela pede por nós a Deus.

    Culto:
    Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. 2 Reis 2:15 - Essa é uma forma de culto, de veneração, de dulia, não é latria, não é adoração, não reconhece que o que se cultua seja Deus ou algum tipo de divindade. Nesse culto reconhece-se que é apenas uma criatura sendo venerada, criatura que depende inteiramente de Deus, não é o culto que Satanás queria, culto que reconheceria nele um ser independente ou igual a Deus.

    Intercessão dos Santos:
    Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16

    A oração de um justo, de um santo, é poderosa e eficaz, os santos são como anjos, são serventes de Deus, não se invoca os santos, pede-se a oração deles junto a Deus.

    A Igreja foi quem recolheu as Escrituras que formam a Bíblia, não foram os judeus, não foram os anjos, é na Tradição da Igreja que se encontra a lista dos livros que devem fazer parte ou não da Bíblia:

    Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa. 2 Tessalonicenses 2:15

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexnadre, bom vê-lo neste blog.

    1)"foi a Igreja quem atestou que Escritura era canônica ou não, não foram os judeus e nem os anjos, foi a Igreja"

    Concordo plenamente. A Igreja Católica atestou o cânon Sagrado. Ela simplesmente confirmou aquilo que já estava em uso na época dos apóstolos. A autoridade dela não foi superior a dos escritos sagrados, mas simplesmente compatível com a autoridade que tais escritos já tinham por si mesmos, com ou sem a confirmação da Igreja.

    2)"Os Pais da Igreja ajudam a proporcionar a interpretação correta da Sagrada Escritura"

    Também concordo com esta premissa! É por isso que eles não estão acima da interpretação fidedigna de todos os Escritos, considerando que, a interpretação dos pais da igreja não são maiores ou mais inspiradas do que os próprios profetas e apóstolos.

    3)"Maria é Santa pois através do sacrificio de Cristo na Cruz, antes do mundo existir, Deus a preservou do pecado original, e após seu nascimento Maria escolheu viver em santidade"

    Aqui mora o problema! Em qual dos Escritos Sagrados existe essa afirmação?

    4) "RENOVAMOS não é um novo sacrifício, é aquele mesmo sacrifício original"

    e é ai que está outro problema! Se, de fato, os padres católicos simplesmente RENOVAM o sacrifício, eles o REPETEM, e é justamente conta este princípio que o autor inspirado de Hebreus escreve:

    "Cristo, [...] ofereceu um único sacrifício pelos pecados, depois sentou-se para sempre à direita de Deus" (Hebreus:10.12).

    Não há renovação alguma nesse texto! (Cf. Hebreus 9:27)

    5)O Perdão de pecados, considerando a sua ótica, pode ser oferecido através dos apóstolos. Ainda que isto fosse LITERALMENTE verdade, OS APÓSTOLOS teriam o direito de perdoar pecados, e não a igreja, ou um homem estabelecido politicamente como o descendente de Cristo na Terra.

    ResponderExcluir
  3. 6) Batismo: Infelizmente, você omitiu o que está no catecismo católico tradicional: "A igreja [católica] não conhece outro meio senão o batismo para garantir a entrada na bem aventurança eterna" (§ 1257).

    O texto de Lucas 23:42-43 registra o momento em que o Cristo concede a salvação a um malfeitor sem a Bem-aventurança do batismo. Ele foi salvo ou não?

    7)"a Mãe do Salvador é mediadora pois por seu intermedio é que Cristo veio ao mundo, e por que ela pede por nós a Deus"

    De fato, Maria foi a mediadora para que o Messias viesse ao mundo, mas, em nenhum lugar das Escrituras Canônicas, se afirma que ela é mediadora entre os homens e Deus, pelo contrário, "há UM só mediador: Jesus Cristo" (1a Tm: 2.5).

    8)você citou um texto em que registra um acontecimento. O texto em questão não se refere a adoração, nem veneração. Entretanto, também não formula nem um tipo de veneração especial aos santos do passado. ou seja, não existe nenhuma ordem ali que se deva prestar tais honrarias aos santos que já se foram. E, caso você não tenha percebido no Catecismo, o Igreja Católica não se refere aos ícones como veneração, mas como "culto dos ícones". É uma declaração explícita de adoração a objetos ou pessoas que não são Deus.

    9) "não se invoca os santos, pede-se a oração deles junto a Deus"

    Se, de fato, os santos já estão mortos, o texto bíblico mencionado na postagem proíbe esta prática! Deus realmente quer que oremos uns pelos outros, mas, na Escritura, isso nunca foi clamar ou pedir auxílio para um santo falecido.

    10) "É na Tradição da Igreja que se encontra a lista dos livros que devem fazer parte ou não da Bíblia"

    Na verdade, os livros já eram considerados inspirados antes que a Igreja Institucionalizada os reconhecesse canônicos. A Igreja não CRIOU o cânon, ela simplesmente, RECONHECEU. Não obstante, ainda que A TRADIÇÃO fosse responsável pela CRIAÇÃO do Cânon, pergunta-se: Ela está acima Dos Escritos Sagrados?

    "E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus" (Mateus 15:6).

    Deus o abençoe e o guie à sua verdade revelada nas Escrituras!

    ResponderExcluir
  4. Com todo o respeito Alexandre, me parece que você sofreu uma decepção muito grande com a igreja evangélica. Posso lhe afirmar que, de fato, ela não é perfeita (nem homogênea), mas, ainda existem igrejas fiéis às Escrituras Sagradas. Lembrando que sempre existem pessoas desonestas e falsas, em todos os setores da sociedade, inclusive o religioso. Não podemos embasar a nossa fé em homens, falíveis e mutáveis, mas, apenas na verdade de Deus, que é a Escritura Sagrada! Espero poder ajudá-lo...

    ResponderExcluir
  5. As pessoas evoluem, eu decepcionei mais os evangélicos do que eles a mim, primeiro eu decidi que não seria mais falsa testemunha contra nenhuma religião, todas as denominações evangélicas induzem os seus fiéis à darem falso testemunho contra a fé do próximo.

    Todas as denominações evangélicas se dizem fiéis às Sagradas Escrituras, todas as 30.000 denominações, eu não procuro ser fiel às Escrituras, chocante?

    Eu procuro ser fiel ao Magistério vivo da Igreja, que são os Sucessores dos Apóstolos em comunhão com o bispo de Roma, o Sucessor de São Pedro, o Magistério é quem tem a Autoridade Apostólica para interpretar as Sagradas Escrituras e a Sagrada Tradição, eu não tenho essa autoridade e as denominações evangélicas muito menos, cada uma delas tem sua própria interpretação, e geralmente opostas umas às outras, mas numa coisa todas concordam, são essencialmente anticatólicas.

    Mas vocês evangélicos também têm seu lugar, o Espirito Santo pode usá-los, e como católicos esperamos que ele use, também não esperamos que os evangélicos tornem-se católicos, que vocẽs possam viver o Evangelho onde estão.

    http://pos-evangelico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Você quer interpretar os Dogmas da Igreja do mesmo jeito que interpreta sua Bíblia? Acha que conhece mais o Catecismo do que um militante católico?

    3), 4), 5) ...Em qual dos Escritos Sagrados existe essa afirmação?

    Na Tradição Apostólica e aqui:

    Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

    Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
    João 16:12-13

    A Igreja Católica não tem compromisso algum com a Sola Scriptura, falsa doutrina que já dividiu a Igreja em mais de 30.000 denominações protestantes, e o número só aumenta.

    6) 1258. Desde sempre, a Igreja tem a firme convicção de que aqueles que sofrem a morte por causa da fé, sem terem recebido o Baptismo, são baptizados pela sua morte por Cristo e com Cristo. Este Baptismo de sangue, tal como o desejo do Baptismo ou Baptismo de desejo, produz os frutos do Baptismo, apesar de não ser sacramento. Catecismo da Igreja

    7) Todos os cristãos devem ser mediadores entre Deus e os homens:

    Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; 1 Timóteo 2:1

    Mediação no sentido de interceder, não no sentido Pascal, só Cristo é o Mediador Pascal, aquele que tira o pecado do mundo, que dá a vida eterna.

    8) Veneração não é Adoração, guarde seu falso testemunho para o dia do julgamento.

    9) Nós cremos nas Sagradas Escrituras e na Tradição Apostólica, devidamente interpretadas pelo Magistério vivo da Igreja, para nós Sola Scriptura é uma falsa doutrina inventada pelo homem.

    10) A Bíblia de Lutero tem os mesmos livros da Bíblia Católica, a Bíblia Ortodoxa tem um livro a mais do que a Bíblia Católica, a Bíblia Peshita não tem o Apocalípse, a Bíblia da Igreja da Etiópia tem mais livros do que a Bíblia Católica, a Peshita, a Etíope e a Ortodoxa são Bíblias de antes do terceiro século, sua Bíblia Protestante, com os livros que tem, só ficou pronta durante a guerra civil inglesa, depois de Lutero.

    Que Deus te liberte de sua "verdade" protestante, eu já defendi essa "verdade", conheço-a muito bem, conheço os frutos do protestantismo: farisaísmo, soberba, falso testemunho e mentiras, megalomania, intolerância, Teologia do Ódio, e olha que no meu tempo de evangélico a Teologia da Prosperidade só engatinhava e ninguém ouvia falar de igrejas evangélicas gays, igrejas evangélicas de nudistas e uma infinidade de novos frutos da Sola Scriptura.

    ResponderExcluir
  7. Olá Alexandre, seja bem vindo novamente a este blog...

    1) "primeiro eu decidi que não seria mais falsa testemunha contra nenhuma religião, todas as denominações evangélicas [todas as 30.000 denominações] induzem os seus fiéis à darem falso testemunho contra a fé do próximo"

    Alexandre, quantos anos você tem? Você já fez parte de 30.000 denominações religiosas? Puxa, nunca soube que dava pra fazer parte de tantas denominações em tão pouco tempo. É porque para chagar a conclusão de que "TODAS" as igrejas evangélicas induzem seus fiéis a dar falso testemunho contra o próximo.. VOCÊ REALMENTE É FANTÁSTICO!

    Ah! Por favor defina o que é ser uma "falsa testemunha"? É inventar algo a respeito de outra denominação religiosa que não condiz com a Verdade? Porque se for, você está fazendo isso agora, já que está dando um "falso testemunho" contra a igreja da qual eu faço parte. Ela, até onde eu sei, não induz ninguém a dar "falso testemunho" contra o seu próximo. Agora, se você tiver algum documento oficial de minha denominação provando o contrário...

    2)"Eu procuro ser fiel ao Magistério vivo da Igreja, que são os Sucessores dos Apóstolos em comunhão com o bispo de Roma... Mas vocês evangélicos também têm seu lugar, o Espirito Santo pode usá-los"

    Alexandre, será que você realmente conhece a igreja da qual faz parte? Eu não sou protestante porque "tenho ódio" dos católicos, mas simplesmente porque a Palavra de Deus me mostra que a salvação está em Cristo e não na Igreja Católica. Eu acho que você ainda não leu direito o título da minha postagem: "A BÍBLIA OU A TRADIÇÃO?" Não dá para respeitar os dois como autoridades sagradas porque eles são auto-excludentes entre si... quer um exemplo?

    Em 1a João 4:15 está escrito: "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus" (Escrito entre 90 e 100 AD pelo apóstolo João).

    São Cipriano de Catargo, um bispo do século terceiro, proferiu a famosa frase: "Nulla Salus extra Ecclesiam" (Fora da Igreja não há salvação)

    A frase foi ratificada no IV Concílio de Latrão (1215): "Há apenas uma Igreja universal dos fiéis, fora da qual absolutamente ninguém é salvo."

    Papa Eugénio IV , Cantate Domino (1441): "A Igreja Santíssima Romana crê firmemente, professa e prega que nenhum dos que existem fora da Igreja Católica, não apenas os pagãos , mas também os judeus e hereges e cismáticos , pode ter uma participação na vida eterna, mas que eles vão para o "fogo eterno que foi preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25:41), a menos que antes da morte eles estão unidos com ela, e que tão importante é a unidade deste corpo eclesiástico que apenas aqueles que permanecem dentro desta unidade podem lucrar dos sacramentos da Igreja para a salvação, e só eles podem receber uma recompensa eterna pelos seus jejuns, suas almsgivings, suas outras obras de piedade cristã e os deveres de um soldado cristão. Ninguém, deixe- sua esmola ser tão grande como for, ninguém, nem mesmo se ele derramar seu sangue pelo Nome de Cristo, pode ser salvo, a menos que ele permaneça no seio e na unidade da Igreja Católica".

    Em 31 de maio de 1995, João Paulo II fez um importante pronunciamento a este respeito: "... a salvação é acessível por meio de uma via misteriosa enquanto a graça divina vem a eles conferida em virtude do sacrifício redentor de Cristo, sem adesão externa à Igreja mas sempre, todavia, em relação com ela (cf. Redemptoris Missio, 10)".

    Agora, eu pergunto: Se todas as afirmativas estão corretas, a salvação primeiro estava SÓ em CRISTO, depois, na IGREJA INVISÍVEL UNIVERSAL, depois NA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, depois NA IGREJA INVISÍVEL DE NOVO... olha o absurdo Alexandre! Como é que Deus muda o modo de salvar os homens que nem eu mudo de roupa?! E você vai ser fiel a a Palavra de Deus ou a qual dos CONCÍLIOS?

    ResponderExcluir
  8. 3) "Acha que conhece mais o Catecismo do que um militante católico?"

    Não, não acho... mas a pergunta volta da mesma forma: "acha que conhece mais dos escritos sagrados canônicos do que um militante protestante?"

    4) "Em qual dos Escritos Sagrados existe essa afirmação? Na Tradição Apostólica e aqui..."

    Com todo o respeito Alexandre, você confia na tradição dos pais e concílios da igreja que tantas vezes se contradisseram (como eu mostrei acima) ao invés de confiar apenas nas Escrituras Sagradas? O Sola Escriptura não nos concede oportunidade de interpretarmos a Bíblia de qualquer forma... esta doutrina simplesmente salienta que TODOS os cristãos tem o DIREITO e o DEVER de interpretar e verificar se ensinos ou filosofias seculares procedem ou não da verdade, que é a Palavra de Deus nos escritos judaicos e apostólicos! (Cf. 2a Tm: 3.16 / 2 Pe: 3.16)

    As divisões acontecem (Como também já aconteceu com a Igreja católica apostólica Romana e a Igreja Ortodoxa Grega) porque homens guiados pelo espírito de discordância e egoísmo, não dão o "braço a torcer" quando percebem que se equivocaram em alguma afirmativa! Não é a Palavra de Deus que divide igrejas, mas são os homens, movidos por inveja e ganância!

    5) "Desde sempre, a Igreja tem a firme convicção de que aqueles que sofrem a morte por causa da fé... são baptizados pela sua morte por Cristo e com Cristo"

    A Afirmativa só salienta o que está no Catecismo: Que a igreja católica não conhece outro meio senão o batismo para a entrada na bem aventurança celeste! E, pior: O ladrão na cruz não morreu "por Cristo", mas por causa de seus próprios pecados... ele não recebeu nem um dos dois batismos... ele foi ou não salvo?

    ResponderExcluir
  9. 6) Sobre o Mediador, você disse: "Todos os cristãos devem ser mediadores entre Deus e os homens"

    Concordo plenamente. Então sou um mediador intercessório no mesmo nível que Maria, certo? Quando morrer, vão me canonizar e me solicitar no além para que eu direcione as orações dos meus irmãos até Deus? Não, não vão, porque o Catecismo Católico afirma:

    “[...] A bem-aventurada virgem Maria é invocada na igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora, protetora, medianeira” (§ 969)

    Os mesmos títulos que o Cristo recebe nas Escrituras: 1a joão 2.1 / Mt: 28.20 / 1a Co: 15.25 / 1a Tm: 2.5.

    Em qual dos dois vamos confiar Alexandre: no Catecismo ou na Bíblia?

    7) "Veneração não é Adoração, guarde seu falso testemunho para o dia do julgamento"

    Falso Testemunho, você leu meu comentário? É a SUA IGREJA que escolheu o termo CULTO e não VENERAÇÃO quando falou dos ícones (observe a parte destacada:

    “[...] concílio ecumênico, [...] justificou [...] o >>CULTO DOS ÍCONES<<: os de Cristo, [...] todos os santos [...]. De fato, a ‘honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo original’ e ‘quem venera uma imagem venera a pessoa que nela está pintada’ [...]” (§ 2131,2132)

    Ou seja, o próprio catecismo católico revela que o culto e a veneração estão intrinsicamente ligados, sendo que, as Escrituras ensinam que o culto só deve ser prestado a Deus de forma espiritual e sincera (João 4.23-24). Eu não dei falso testemunho...

    8) "Nós cremos nas Sagradas Escrituras e na Tradição Apostólica"

    É aí Alexandre que desmorona todo o seu argumento em defesa da Tradição Católica. Isso porque, como estou mostrando nas Escrituras, por diversas vezes, a tradição eclesiásttica contradisse a Tradição apostólica bíblica. Este é o problema... não dá para conciliar as duas coisas.

    9) Bem, sobre a discussão de Bíblias, nós podemos falar sobre isto mais tarde. Por hora, só quero lhe mostrar que o seu argumento em defesa da tradição católica é insustentável sob a análise crítica das mesmas Escrituras Canônicas aceitas pela igreja Católica. Ambas se contradizem!

    Alexandre, eu amo você em Cristo e só me interesso na busca pela verdade. Se, de fato, dó o papa pode interpretar a Bíblia, por que o apóstolo Pedro ordenou que fôssemos criteriosos (1a Pe: 4.7)? Paulo também reintera: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom" (1a Ts: 5.21). Eu julgo o catecismo católico e só consigo reter a Bíblia Sagrada.

    Deus o abençoe e ajude!

    ResponderExcluir
  10. ...o que é ser uma "falsa testemunha"?

    VOCÊ é uma FALSA TESTEMUNHA, VOCÊ põem palavras na boca do Magistério VIVO da Igreja:

    ...a salvação está em Cristo e não na Igreja Católica afirmação desonesta, pois o Magistério Vivo da Igreja ensina:

    754. «Assim a Igreja é o redil, cuja única e necessária porta é Cristo (132).

    A Igreja é o corpo de Cristo, fora do corpo de Cristo não há salvação, a Igreja é ao mesmo tempo um instrumento da salvação, mas só por causa de Cristo! A Igreja sem Cristo nada é, muito menos salvação.

    Você é DESONESTO quando pega partes do ensino dos Pais da Igreja ou dos Doutores da Igreja e distorce para dizer o que você quer, os Pais e Doutores da Igreja NÃO SÃO O MAGISTÉRIO VIVO DA IGREJA!

    O Ensino Oficial da Igreja é o Magistério VIVO, é o que diz o Magistério VIVO, o sucessor de Pedro com os outros bispos sucessores dos apóstolos.

    Devemos ter a ESPERANÇA DA SALVAÇÃO, certeza da salvação como é ensinada pelos evangélicos é demoníaca, só Deus conhece o coração do homem, nem o homem conhece seu próprio coração, que dirá fazer o papel do Verdadeiro Juíz! Só Deus tem condições de julgar quem é salvo ou não.

    Maria só é tudo isso por causa de Cristo! Sem Cristo Maria nada seria!

    Além de Falsa Testemunha você é desonesto, adoração e culto de adoração só é devido ao único e verdadeiro Deus, a veneração e o culto de veneração não reconhece divindade em quem é venerado.

    A própria Bíblia parece ter muitas contradições, nem por isso ela se contradiz, da mesma forma a Tradição para alguns mal intencionados pode parecer que contradiz as Escrituras, por isso que não é qualquer um que pode interpretar tanto a Bíblia quanto a Tradição, não é qualquer doidivanas que pode interpretar oficialmente, os únicos que tem autoridade para isso são os sucessores dos apóstolos, os reais e não os autointitulados.

    ResponderExcluir
  11. Você é desonesto e falsa testemunha pois você quer fazer parecer que nós catolicos militantes e praticantes não conhecemos as doutrinas e dogmas de nossa própria Igreja, você quer nos obrigar a acreditar na sua própria visão distorcida da Igreja e seu ensino.

    Uma coisa é o que a Igreja ensina oficialmente, outra coisa é o que você diz que ela ensina, se a Igreja ensinasse o que você diz, ela não seria a Igreja de Cristo, seria uma Sinagoga de Satanás.

    ResponderExcluir
  12. Ministério Apologético da Mentira:

    ...as ESCRITURAS SAGRADAS, para a igreja Católica, não são compostas apenas dos escritos dos profetas e apóstolos, mas também dos “pais da igreja”

    É mentira, essa sua afirmação é mentirosa, para a Igreja as Escrituras Sagradas são apenas os 73 livros canônicos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários incompatíveis com a Ética cristã e/ou sem relação alguma com esta postagem serão excluídos.