segunda-feira, 29 de agosto de 2011


O QUE ACONTECEU "Neste Dia"?



Semana passada [no Domingo] eu havia lembrado os irmãos que comemoramos o Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre a igreja, que é o povo de Deus, e concedeu poder a ela para testemunhar. Hoje, pretendo lembrar outra celebração, mas esta não deve ser comemorada anualmente, e sim, semanalmente... É o Dia Do Senhor!
            “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. [...] Porque Lembra-te de que foste escravo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado” (Êxodo 20.8-11 e Deuteronômio 5.15). O Senhor nos deu os dez mandamentos e, como não devemos matar (Ex: 20.13), também não podemos deixar de guardar o Dia do Senhor. Na época dos israelitas, como nós vimos acima, eles deveriam guardar o Sábado por dois motivos: 1) Por causa da Criação (Ex: 20.11); 2) Por causa da libertação do Egito (Dt: 5.15).
Hoje os cristãos também devem guardar o Dia do Senhor, mas devem celebrá-lo no primeiro dia da semana, o Domingo (Latim: Dominica Dies = Dia do Senhor), Porque neste dia Jesus ressuscitou e, através Dele: 1) Deus reconcilia a Sua Criação, que estava contaminada com o pecado (2ª Coríntios 5.17-19); 2) Deus nos liberta da escravidão do pecado (Romanos 6. 8-11).
            Infelizmente os cristãos modernos negligenciam este mandamento, fazendo compras neste dia (Neemias 13.15-22), realizando trabalhos de seu próprio interesse (Isaías 58.13-14) e não tiram o dia TODO para cultuar a Deus (Atos 20.7 / Jeremias 17.21-22) e ajudar o próximo (Mateus 12.1-14).Vamos refletir nestas palavras:
            “Que bendito Dia, não pela sua essência, pois ele não é superior... Mas pelo que nele aconteceu!  Que bendito dia... vi o Senhor ressuscitar para minha redenção...  Venceu a morte Neste Dia!  Tal dia me traz alegria, pois da morte ressurgiu A Vida! O Dia é Teu, ó Salvador! Sexta e sábado, morto estava... no primeiro dia a vida exalava... Salvou os que mortos estavam! Para celebrar Tua vitória, cultuaremos ao Senhor todos os dias! Mas nunca deixaremos de fazer especialmente Neste Dia! Este dia é Teu, Filho de Deus, pois venceu por mim a morte...     Justificou-me!     Neste Dia apareceu aos discípulos...     Neste dia o incrédulo confessou-te...Neste Dia derramou Teu Espírito... Neste Dia batizou Teus filhos... Neste Dia convocou Tua igreja... Neste dia revelou o fim! Louvado seja, ó SENHOR, todos os dias,mas,principalmente, Neste Dia!” (Poema extraído de um artigo do irmão Luciano do MCA, com algumas adaptações feitas por mim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários incompatíveis com a Ética cristã e/ou sem relação alguma com esta postagem serão excluídos.