quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A CONGREGAÇÃO... DE QUEM?

+HERESIA=


Fundada em 20 abril de 1910, pelo italiano Louis Francescon, na cidade de Santo Antonio da Platina, no Estado do Paraná, a CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL é reconhecida, principalmente, por seus costumes “pouco convencionais”, como o uso feminino obrigatório de véu, saia e prática do ósculo santo entre seus membros. Seu fundador, Louis Francescon era de origem evangélica protestante, da Igreja Presbiteriana Italiana, em Chicago, da qual ele foi um dos Anciãos, também conhecidos como presbíteros. Em 1894, francescon relata ter tido uma revelação do céu: “encontrando-me em Cincinate, Ohio, em serviço material, aconteceu que, estando numa noite de joelhos em meu quarto lendo o cap. 2 da carta aos Colossenses, ao chegar no verso 12 ouvi uma voz que me repetiu 2 vezes: ”Tu não obedeceste a este meu mandamento”. Então respondi: ”Senhor jamais alguém me falou neste assunto”  (http://www.cristanobrasil.com/index.php?ccb=historia)


A partir daí, Louis Francescon inicia suas pregações exigindo que crentes e não crentes fossem batizados “pelas águas”, ou seja, por imersão (quando alguém entra num rio ou em um recipiente com muita água). A esse movimento, Francescon intitulou de “... a grande obra que o Senhor fez pelo Espírito Santo” (Idem ao site mencionado).

Entretanto, obedecendo a ordem do SENHOR pelo apóstolo Paulo de Julgar todas as coisas (1ª Tessalonicenses 5.21), vamos analisar os ensinos desta denominação religiosa que tanto cresce no Brasil. Nosso intuito é demostrar a Verdade revelada, apenas, nas Escrituras. Por isso, vamos avaliar as doutrinas ensinadas por este segmento religioso:

1)         A CONGREGAÇÃO CRISTÃ CONSIDERA O BATISMO COMO MEIO DE SALVAÇÃO:

Assim disse Louis Francescon:

“Então exortei-os que, se quisessem ser participantes das promessas de Deus, seria necessário obedecê-lo conforme Sua palavra [ele está se referindo ao batismo por imersão]. Em seguida apresentei minha demissão de ancião, secretário e membro daquela igreja. Todos se maravilharam e pediram para que eu não os deixasse e eu lhes respondi que aquela decisão não era por mim premeditada, mas sim ordenada, por Nosso Senhor”(Idem ao site mencionado).

Louis está afirmando que, só podemos participar das promessas divinas se formos batizados por imersão, ou seja, mergulhando “nas águas”. Entretanto, a Palavra de Deus afirma:

“Pois pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós, é um dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

A Salvação não é concedida pelo batismo realizado desse, ou daquele jeito, mas é concedida gratuitamente por Deus através de Jesus Cristo (João 14:6). Se a salvação realmente fosse pelo batismo, o ladrão condenado ao lado de Jesus jamais poderia ter ouvido do Salvador: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43), já que ele nunca foi batizado. O Batismo não salva o ser humano... ele é apenas um sinal externo do que o Espírito Santo pode ter feito na alma do batizado (Atos 2.38 / Colossenses 2.12).

2)          O DISPENSACIONALISMO:

A Congregação Cristã no Brasil não considera que devamos obedecer a todos os mandamentos da Bíblia. Na verdade, a Congregação Cristã não admite obediência aos mandamentos do Velho Testamento, já que, para ela, aquela Lei de Moisés foi abolida em Cristo. Ela admite que existem duas “dispensações”, ou seja, duas “diviões da igreja”: A Era da Lei (No Velho Testamento) e a Era da Graça (No Novo Testamento). Observe a declaração oficial dada pela denominação atualmente a esse respeito:

“A Congregação Cristã é uma comunidade religiosa inteiramente fundamentada na doutrina e fé apostólicas contidas no Novo Testamento da Bíblia Sagrada”(http://www.congregacaocrista.org.br/).

Ou seja, as doutrinas do Velho Testamento, para os membros desta denominação, foram todas abolidas depois da morte e ressurreição de Cristo. É verdade que, num certo sentido, algumas leis do Velho Testamento foram abolidas, como, por exemplo, o sacrifício de animais, já que eles simbolizavam o que Cristo faria por sua igreja (Hebreus 10:1). Esses tipos de Leis eram vistas como ordenanças cerimoniais (Efésios 2.15). Agora, quanto à questão de obedecermos as Leis de Deus que se relacionam com a salvação e a ética do ser humano, a Bíblia nunca disse que tiveram dois períodos, mas apenas um, tanto no Velho como no Novo testamento:

Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito [no Velho Testamento – Habacuque 2:4]: o justo viverá da fé” (Romanos 1:16-17)

Se as Leis que tem a ver com a salvação do homem no Velho Testamento foram totalmente abolidas, por que é que Paulo se utiliza de uma daquelas leis para falar do Evangelho Salvador? Na verdade, nunca existiram duas dispensações, mas apenas uma: a Salvação dada ao homem por Deus é concedida gratuitamente através de um Mediador (1ª Timóteo 2: 5 / Atos 16.31).

Quanto à questão da ética, Paulo afirma que as Leis contidas no Velho Testamento, bem como as do Novo testamento, continuam sendo válidas para os nossos dias:

Toda a Escritura [do Velho e do Novo Testamentos] é  inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (2ª Timóteo 3:16-17).

3) O EXCLUSIVISMO:

Num livreto escrito por Francescon (também publicado pela CCB), o testemunho dele sobre as igrejas evangélicas foi este:
“... o Senhor permitiu abrir uma porta resultando que cerca de 20 almas aceitaram a fé e quase todas provaram a Divina virtude. Uma parte eram Presbiterianos e alguns Batistas e Metodistas [...] Eis como o benigno Deus começou Sua obra. Pelo batismo da água, segundo o mandamento do Senhor Jesus, fomos tirados das seitas humanas e de suas teorias" (Histórico da Obra de Deus revelada pelo Espírito Santo no século atual, p. 24, 25).

Assim sendo, Francescon e seus seguidores consideravam que a nova denominação religiosa da qual faziam parte era, realmente, “A” única igreja verdadeiramente cristã. Mas, a Palavra de Deus nos ensina que:

Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus” (1ª João 4:15)

Ou seja, Deus enviou seu Filho ao mundo para que todo aquele que nele Crê, quer seja da Congregação Cristã ou não, seja salvo (João 3.16). E isso não é por uso de “véus” na hora do culto, ou pela proibição do uso de calça, mas pela fé e obediência ao Filho de Deus (João 14: 15). Será que podemos considerar esta igreja genuinamente cristã?! INFELIZMENTE, AS ESCRITURAS NOS MOSTRAM QUE NÃO! DEUS NOS ABENÇOE E NOS CONDUZA SEMPRE À SUA VERDADE, QUE É A BÍBLIA!


6 comentários:

  1. Luis Filipe C. de Melo

    Bem, espero que o seu intuito não seja a manipulação informativa com essa postagem difamatória contra a CCB e seus membros tendo como alicerce a sua história que digasse de passagem é do desconhecimento da grande maioria de seus próprios membros (imagine os de fora!).

    Que temos problemas não nego e nem o irmão Charles, no entanto seus argumentos carecem de elementos mais precisos para afirmar que a CCB é uma “seita herética”.

    Percebi que você enumerou 3 itens para dar suporte à sua tese, seguem abaixo:

    1) A CONGREGAÇÃO CRISTÃ CONSIDERA O BATISMO COMO MEIO DE SALVAÇÃO:

    Sim, essa crença é popular em nosso meio, mas fora das suas dependencias existem muitas denominações que também consideram o batismo como meio de salvação e nem por isso são tachadas de seitas heréticas.

    Ademais pode conversar com qualquer membro da CCB. Em sua maioria nenhum deles irá negar que Deus pode salvar quem Ele quiser e da forma que quiser, sendo batizado ou não, pertencente da CCB ou não.

    Não existe inflexibilidade neste assunto, o fundamentalismo é aparente.

    Ademais esta crença não é uniforme e nem fora defendida pelos primitivos da Congregação Cristã.

    Pela lógica temos:

    1 – A denominação “A” acredita que o batismo é um meio para a salvação.

    2 – A denominação “A” então é uma seita

    3 – Logo todas as denominações que pregam que o batismo é um meio para a salvação são seitas.

    Você defende essa idéia?

    Em caso negativo por que tacha a CCB de seita?

    Em caso positivo você considera , a título de exemplo, as igrejas anglicanas, luteranas e algumas vertentes presbiterianas como seita?

    Acredito que este ensino deve ser combatido mas não aprecio o uso desta apologética cuja filosofia é: “Mate o mosquito na testa dos outros utilizando um martelo”.

    Você deve fazer o inverso, jamais utilize um martelo para matar mosquitos em testas alheias.

    2) O DISPENSACIONALISMO:

    Não preciso lembrar você que este tema é deveras debatido entre os membros de diversas denominações e nem por isso eles vivem considerando uns aos outros de heréticos pelas diferentes visões que sustentam entre si.

    Ademais nenhum membro da CCB alega que a graça de Deus suplanta a Lei por completo a tal ponto de não precisarmos mais cumpri-la.

    Mas se você provar que não cremos que o cumprimento da Lei é o amor estarei disposto a me inclinar perante a sua argumentação.

    3) O EXCLUSIVISMO:

    Esta ai um dos problemas mais sérios da CCB, não o exclusivismo em si, mas sim o exclusivismo exarcebado que reduz a graça de Deus à aludida instituição.

    Mas o inverso de igual modo é perigoso, o inclusivismo.

    Tendo o exclusivismo como uma heresia a ser combatida muitas denominações deram as mãos com toda sorte de crença e pratica que não refletem o evangelho puro e simples que devemos seguir e nem por isso estão sendo tachadas de seitas heréticas pelos ditos orgãos pseudo-regulamentadores existentes por ai.

    Por esta razão eu novamente repito:

    Pode conversar com qualquer membro da CCB. Em sua maioria nenhum deles irá negar que Deus pode salvar quem Ele quiser e da forma que quiser, sendo batizado ou não, pertencente da CCB ou não.

    Não existe inflexibilidade neste assunto, o fundamentalismo é aparente.

    Ademais esta crença não é uniforme e nem fora defendida pelos primitivos da Congregação Cristã.

    Conclusão:

    Se você quiser debater sobre práticas e doutrinas presente na cristandade como um todo estaremos por aqui para conversar, mas julgar, sepultar e condenar toda uma denominação com argumentação dúbia e sem conhecimento de causa não é um bom caminho se você deseja ser um autentico apologista que maneja bem a palavra da verdade.

    Em Cristo que pela sua suficiente graça nos salvou,

    Hélio

    ResponderExcluir
  2. Olá Hélio... seja bem vindo a este blog! primeiro gostaria de salientar que não sei de que Charles está falando... por favor explique. ademais, algumas considerações devem ser feitas com respeito aos seus comentários:

    1) "Bem, espero que o seu intuito não seja a manipulação informativa com essa postagem difamatória contra a CCB e seus membros..."

    De forma alguma! O meu interesse é pela verdade (Jo: 17.17). Por isso, se dei falso testemunho contra a denominação citada na postagem, por favor, mostre em um dos documentos oficiais da mesma ou através de alguma obra publicada por um de seus líderes!

    2)"Em sua maioria nenhum deles irá negar que Deus pode salvar quem Ele quiser e da forma que quiser, sendo batizado ou não, pertencente da CCB ou não"

    Quando você diz "em sua maioria" concorda que o conceito existe entre uma "minoria" dentro da CCB. E, como mostrei na postagem, este conceito da "minoria" parte, nada menos, da própria liderança da denominação! (http://www.cristanobrasil.com/index.php?ccb=historia)

    "A denominação “A” acredita que o batismo é um meio para a salvação... A denominação “A” então é uma seita... Logo todas as denominações que pregam que o batismo é um meio para a salvação são seitas"

    Muito bem Hélio, você entendeu direitinho a base do meu argumento! Quando indicamos o batismo por imersão como condição sine qua non para salvação lançamos por terra o sacrifício de Cristo como mérito suficiente de salvação para os homens. A Salvação então torna-se meritória, o que vai contra os princípios fundamentais das Escrituras (Ef: 2.8-9). Quanto às igrejas luteranas, anglicanas e presbiterianas que defendem a mesma tese também são consideradas seitas. Eu não conheço nenhuma vertente destas denominações que defendem isso mas, se você tiver algum documento oficial ou comentário de alguma obra de um dos líderes sobre o assunto, por favor, compartilhe!

    3)"Ademais nenhum membro da CCB alega que a graça de Deus suplanta a Lei por completo a tal ponto de não precisarmos mais cumpri-la"

    Os membros não... mas a posição oficial da denominação sim, sustenta que o Velho Testamento não é coluna dorsal para os membros da CCB. Com isso, eles relegam o velho Testamento apenas para consultas místicas durante suas reuniões, e não como fonte de doutrinação e ensino cristão!

    "Mas se você provar que não cremos que o cumprimento da Lei é o amor estarei disposto a me inclinar perante a sua argumentação"

    Eu também creio que o cumprimento da Lei é o amor. Agora, a forma de demonstrarmos este amor está registrada nos mandamentos da Escritura. O amor não isenta a obediência às leis veterotestamentárias. Como a expressão do verdadeiro amor, na opinião da liderança CCB, é a consideração dos mandamentos registrados apenas no Novo Testamento, então posso manifestar tal amor por um animal, já que não há proibição de bestialidade no testamento em questão!

    ResponderExcluir
  3. 4)"Esta ai um dos problemas mais sérios da CCB, não o exclusivismo em si, mas sim o exclusivismo exarcebado que reduz a graça de Deus à aludida instituição ... Pode conversar com qualquer membro da CCB"

    Primeiro você admite que o conceito é defendido abertamente na denominação. Depois, você afirma que alguns membros não concordam com o conceito defendido dentro de sua própria denominação (?!). É ai que está o problema de toda sua argumentação! Você está considerando os comentários avulsos de cada membro como se fossem os comentários da denominação como corpo formado. Não podemos trabalhar apologética denominacional com subjetivismo pessoal, mas apenas com fatos concretos e provas evidenciais. É como perguntar a um católico se ele cultua os ícones dos santos de sua igreja. Ela vai dizer que não, só venera, mas o CATECISMO OFICIAL DA IGREJA diz o contrário.

    "Ademais esta crença não é uniforme e nem fora defendida pelos primitivos da Congregação Cristã"

    na verdade, foi sim:

    “... o Senhor permitiu abrir uma porta resultando que cerca de 20 almas aceitaram a fé e quase todas provaram a Divina virtude. Uma parte eram Presbiterianos e alguns Batistas e Metodistas [...] Eis como o benigno Deus começou Sua obra. Pelo batismo da água, segundo o mandamento do Senhor Jesus, >>FOMOS TIRADOS DAS SEITAS HUMANAS E DE SUAS TEORIAS" (Histórico da Obra de Deus revelada pelo Espírito Santo no século atual, p. 24, 25)

    PERGUNTA: Qual dos anciãos congregacionais emitiu nota oficial contra esta afirmativa de Francescon?

    5)"... mas julgar, sepultar e condenar toda uma denominação com argumentação dúbia e sem conhecimento de causa não é um bom caminho se você deseja ser um autentico apologista que maneja bem a palavra da verdade"

    Na verdade Hélio, quem fez isto foi você! Eu apresentei provas concretas e informações vigentes de sua denominação. Você só se utilizou de subjetivismo pessoal. Espero que a força de seus argumentos melhorem com informações concretas e fontes confiáveis!

    Deus nos abençoe e nos conduz sempre à verdade revelada, apenas, nas Sagradas Escrituras!

    ResponderExcluir
  4. Caro Luis Filipe C. de Melo.

    Essa não é a primeira vez que lido com pessoas que pensam conhecer a história da CCB mais do que seus próprios membros.

    Percebi sua disposição em saber mais sobre a denominação, por esta razão gostaria de lhe enviar um email com informações mais detalhadas fruto de um esclarecimento que fiz por um outro blogueiro que agiu como você ao criticar a CCB.

    As criticas são validas, mas generalizaçoes são sempre perigosas.

    E não tem como compartilhar documentos com você por meio de postagens de blog, preciso do seu email.

    Deus te abençoe.

    Em Cristo,

    Helio.

    ResponderExcluir
  5. Ah, e o Charles é um blogueiro.

    Encontrei seu comentário disposto na pagina dele.

    ResponderExcluir
  6. Olá Hélio, seja bem vindo novamente a este blog! Por favor, envie o e-mail para:

    escravosdecristo@hotmail.com

    Fico grato pela participação e auxílio. Sinceramente, estou disposto a rever esta postagem e remover comentários difamatórios contra a CCB caso realmente encontre motivos para isso. Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir

Todos os comentários incompatíveis com a Ética cristã e/ou sem relação alguma com esta postagem serão excluídos.